© 2018 Sabores da cidade Poema . Criado por Júlio César. 

 Programação

A terceira edição do circuito gastronômico ‘’Sabores da Cidade Poema” tem como ponto de partida, 10 estabelecimentos da gastronomia de São Fidélis, onde esses apresentarão um prato preparado especialmente para você vivenciar uma experiência singular e saborosa. Cada prato possui o valor fixo de R$ 21,90 e estará disponível nos estabelecimentos participantes do circuito de 01 à 30 de novembro de 2019.

  Chefes 

   Valdecir Balbueno

 Gaúcho de Porto Alegre – Rio Grande do Sul formado em Gastronomia pela FATEC SENAC - RS.
Especialista em Gastronomia Funcional, Vegana e Alimentação Especial para quem tem Intolerâncias Alimentares com desenvolvimento de receitas para cada tipo de necessidade.
Atuei como profissional em:
- Docência em Gastronomia na FATEC SENAC-RS em Porto Alegre, RS.
- Chef de Cozinha na Rede de Rotisserias da Rede de Supermercados Gecepel em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
- Coordenador Nutricional nas Escolas Pequeno Polegar e Externato Campista em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro.
- Atualmente atuo como Chef de Cozinha, Personal Chef onde realizo atendimento a domicílio para eventos de pequenos portes, aulas show, workshoping's, oficinas de culinária e Sócio Proprietário da marca Sabor & Saúde que produz alimentação Personalizada conforme a necessidade de cada pessoa além de possuir parceria com diversas nutricionistas para atendimento individualizado de seus pacientes como Consultor Gastronômico em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro.

Instagram: @valdecirbalbueno

   Marcus Vininicus Alves Silva

Aos 16 anos de idade começou o seu interesse pela gastronomia, ajudando grandes chefes de cozinha na ornamentação de pratos alacarte. Aos 18 anos de idade trabalhou no Meridian no Rio de Janeiro, como ajudante de cozinha, depois disso fez o curso de cozinheiro no Senac Rj. Após isso fez um estágio de 1 ano no copacabana palace, apartir daí trabalhou na churrascaria Porcão e no restaurante Lá Mole, também no Rio de Janeiro.

Começou a sua vida como cozinheiro em navios internacionais em 1986, um ano depois se tornou chefe de cozinha fazendo uma viagem para França. Logo depois recebeu uma promoção para comissário de bordo, mas sempre atuando junto a gastronomia saudável. Hoje se encontra ainda trabalhando embarcado como chefe de cozinha embarcações internacionais, participou de dois Workshop em São Paulo em 2005 com isso obteve base para fazer a implantação da cozinha do Hotel Garoupas em Farol de São Tomé, Campos dos Goytacazes.

Fez o treinamento da força de trabalho da cozinha do Hotel Palace em Campos, Fez o treinamento da força de trabalho da cozinha da Pousada Carlitos em Farol de São Tomé, Fez o treinamento da força de trabalho da cozinha da Pousada Vida Nova em Farol de São Tomé, Ministrou curso de Gastronomia para os Municipes da prefeitura de Campos dos Goytacazes, participou da implantação da cozinha no navio DSND SORVEIER, já trabalhou em vários eventos da gastronomia fazendo pratos elaborados e pratos internacionais.

   Yasmim Fonseca

 24 anos
Graduada em gastronomia pela UVV em 2015
Graduanda em nutrição pela universo
Pós graduada em Patisserie pela UNISUAM
Pós graduanda em gestão, qualidade e Segurança alimentar para a coletividade
Mestranda em Cognição e linguagem
Nunca pensei em outra coisa que me fizesse feliz a não ser cozinhar, no início meu foco maior era em confeitaria pois com a faculdade criei minha marca de doces. Mas depois de um ano no mercado de trabalho tive a oportunidade de trabalhar com a educação, e não parei. Atualmente sou professora em uma escola de gastronomia, além da minha marca a Sweet, trabalho com consultorias. Me descobri na docência e hoje tenho como objetivo formar cozinheiros e confeiteiros que respeitem os alimentos e as particularidades dos comensais. Além disso, meu objetivo com a nutricao é unir a realidade de uma cozinha profissional com as legislações, segurança e higiene.

   Ivana Chiminelli

Ivana Chiminelli, Chef Patisserie e Pós graduada em cozinha autoral pela Puc   natural de Navegantes diplomada em Gastronomia pela Universidade do Vale do Itajai Univali.

Empresária durante 30 anos em Farmácia sócia gerente, após uma viagem para Uchuaia decidiu rever sua Historia de vida, e aos 50 anos foi estudar Gastronomia que na juventude já era seu hobbie, pois vendia bolos e tortas , a doceria  já era herança de sua avo materna.

No mesmo ano (2016) abriu seu café e bistrô Chez Moi muito charmoso e começou aplicar suas receitas de família.

Em 2016 estagiou e trabalhou no Sofitel no Rio de Janeiro com Chefs Franceses, Jerome Dardilac e Philippe Brie.

Em 2018 um novo projeto escrever um livro com as receitas de família, marcadas com dicas pessoais , curiosidades e fatos.

Surgiu então o livro Receitas de Família, que trás antigas receitas e curiosidades pela Chef.

É uma delicia folhear e ler o livro de receitas da Chef que, preparou as receitas de sua avó e as suas que foi escrevendo, receitas e segredos.

Para dias mais doces, receitas escolhidas(um bolo de mandioca ralada com queijo.)

E também dicas preciosas , assim em meio as detalhadas receitas (com medidas em gramas quanto as xicaras e colheres.

Uma linguagem fácil que transpira amor pelo oficio, o livro é ilustrado por fotos feitas também pela Chef e confeiteira Ivana Chiminelli.

Uma doce leitura!!

Atualmente mora em Campos dos Goytacasses e deixou seus negócios com outros Chefs locais tocando seu café, está trabalhando no Hotel e residence Soho promenade.

Professora na Escola IGA também e dando consultorias a restaurantes.

Talentos Censupeg

Sergio

Nascido em São Fidélis, graduando de nutrição na faculdade CENSUPEG, Sérgio Figueiredo com 29 anos de idade, conta mais de 7 anos de experiência offshore na área de alimentação coletiva . Atualmente tem se destacado com cursos na área do veganismo, conhecendo melhor esse meio de vida e colocando em práticas deliciosos pratos veganos.

IMG-20191031-WA0000.jpg

Brenda 

Brenda Nascimento da Silva, 19anos.

Formada pelo Instituito Federal Fluminense no médio e no Técnico em Agroecologia, graduanda em Nutrição.

IMG-20191104-WA0032.jpg

  Programação 

Encontro Gastronômico

novo.jpg

Realização

Patrocínio

Apoio

Para participar, basta procurar regulamento e ficha de inscrição na secretaria da escola e entregar a ficha de inscrição preenchida no setor de Alimentação Escolar, no Almoxarifado Central da Prefeitura.

   Ivana Ciminelli